Desenvolvendo e Comercializando Jogos Digitais

capa-mg-jogos-digitaisE onde os jogos podem serem comercializados?

Em minhas palestras e em  sala de aula, essa é uma pergunta que eu recebo bastante Atualmente existem várias lojas digitais onde jogos independentes podem ser comercializados, e não precisa nem ter empresa aberta para assinar o contrato de comercialização de jogos através dessas lojas. As chamadas Publishers são empresas focadas em publicar o seu game para o público segmentando, seja por meio de mídia online, impressa ou digital.
gpNão poderia deixar de citar também as lojas de Apps online, onde temos: Apple Store as lojas de App para celulares e tablets Android que é a Play Store, a Windows phone store, a Windows Store e a Ubuntu Store. Todas essas places (lojas) possuem canais específicos para podermos fazer a publicação e venda dos nossos games por elas.

Se tratando de Marketing, em especial, é altamente negligenciado pela grande maioria dos desenvolvedores de jogos independentes, resultando se em sub-monetização de seus jogos e, em muitos casos, o fracasso completo do projeto. Existem no mercado vários profissionais incríveis no mercado de desenvolvimento de games que não conseguem uma boa renda por desconhecerem alguns princípios com os quais os empreendedores em geral estão bastante acostumados a lidar.

O caminho das pedras

De início, nada de jogos muito  conceituais, para aumentar as chances de sucesso o ideal é produzir um tipo de jogo que as pessoas já estão familiarizadas com seu estilo. Depois você poderá  ir criando novos recursos inovadores. Então de início, produzir algo com familiaridade é tudo.

Outra característica importante para o seu game ser viciante é o chamado fator REPLAY. Esse fator quantifica o quanto divertido é jogar o seu jogo várias vezes. Por exemplo, podemos dizer que Xadrez é um jogo com fator de replay altíssimo, já que ninguém enjoa de jogar após apenas algumas partidas.  Essa mesma característica serve para os games mais avançados principalmente os online como os MOBAS.

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Com o mercado de desenvolvimento de jogos DIGITAIS em plena expansão mundial, não é tarefa nada difícil conseguir bons profissionais para desenvolver jogos digitais através de contratos. Uma excelente opção para minimizar os gastos, é comprar pacotes conhecidos como “starter kits“: pacotes com scripts, áudios, texturas e etc, onde as funcionalidades básicas do jogo já estão implementadas.  Caso tenha uma equipe no seu projeto, é importante frisar que cada membro possui um papel vital para a realização do seu game com sucesso!

Grande abraço e até breve!

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2º Meetup Unreal Floripa

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Com qual Engine eu devo começar a criar o meu jogo?

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Se você quer criar e lançar o seu próprio jogo para o mundo, existem algumas situações muito importantes que você deve saber antes de iniciar o seu projeto. No mercado existem várias game engines gratuitas, que têm as características que você precisará para criar o seu game, mas a questão é: qual você deve usar? Para te dar uma força, apresento abaixo os motores (engines) mais potentes onde você poderá comparar e fazer a sua escolha!

Caso você planeja lançar seu  jogo e comerciá-lo para qualquer quantidade de dinheiro, você irá precisar pesar antes sobre as diferentes taxas de licenciamento para cada motor (engine) para determinar qual o melhor se encaixa no seu orçamento do seu projeto. Embora os quatro game engine citados sejam relativamente baratos, assim que você está pronto para vender seu jogo há taxas de licenciamento, royalties, ou ambos que você deverá pagar. O valor não é nada abusivo, mas é importante sim pagar para não ocorrer nada com o seu projeto.

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A Unreal 4 Engine (UE4) é o motor liberado da Epic Games para o público o sucessor antes era a UDK que então foi substituída pela UE4 que  tem algumas capacidades gráficas incríveis, incluindo coisas como capacidades avançadas de iluminação dinâmica e um novo sistema de partículas que pode suportar até um milhão de partículas em uma cena de uma vez.  Enquanto Unreal Engine 4 é o sucessor do UDK é importante ter em mente que houve algumas mudanças muito drásticas no motor. Se você tem alguma experiência em UDK, não vai ser muito simples se adaptar. Essas mudanças não são ruins, porém, e facilidade de uso do UE4 que o torna muito mais atraente para novos desenvolvedores de jogos. Ele também tem a capacidade de desenvolvimento para Playstation 3, Xbox 360, Wii U, dispositivos monbille, smarts tvs e navegadores web.

A Unreal Engine 4 trocou sua forma de pagamento para completamente gratuito e sem taxa de inscrição. Isto, obviamente, torna extremamente acessível para quem quer começar a fazer jogos. É claro que o royalty de 5% ainda se aplica, mas com uma estrutura de preços que realmente abre muitas portas para aspirantes a desenvolvedores de jogos indies. Saiba mais sobre a Unreal clicando aqui.

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A engine Unity oferece uma enorme gama de características e uma interface fácil de entender. Os  jogos que podem ser rapidamente e facilmente exportados para Android, iOS, Windows Phone 8 e BlackBerry, tornando-se um grande motor de jogo para o desenvolvimento de jogos para celular. Ele também tem a capacidade de desenvolvimento para Playstation 3, Xbox 360, Wii U e navegadores web.

Enquanto a engine suporta a integração de praticamente qualquer aplicativo 3D , ele, no entanto, sofre no montante de recursos de edição dentro do editor do motor. Unity não tem modelagem real ou de construção fora algumas formas primitivas, onde tudo tem de ser criado em um aplicativo 3D terceiros, ou seja a parte. No entanto, possuem uma grande biblioteca de modelos e assets , onde uma grande variedade deles podem ser baixados ou comprados pela web. Também existem algumas taxas de licenciamento diferentes para Unity.  Para se ter uma visão mais detalhada sobre seus planos, visite o site oficial da Unity.

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A CryENGINE é um motor extremamente poderoso projetado pela empresa de desenvolvimento Crytek , que foi introduzido no primeiro Far Cry. Esta game engine foi projetada para ser usada em plataformas e consoles de PC, incluindo PlayStation 4 e Xbox One. As capacidades gráficas do CryENGINE superam as de Unity e Lumberyard, mas estão a par com Unreal Engine 4, com iluminação absurda, física realista, sistemas de animação avançados e muito mais.

Com o recente anúncio da Unreal Engine 4 e seu modelo de preço muito atraente,CryENGINE também saiu com armas em punho com um modelo de preços ainda mais barato de apenas US $ 15 / mês.

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O Amazon Lumberyard é um mecanismo de jogos 3D gratuito de plataforma cruzada que permite criar jogos da mais alta qualidade, conectá-los a amplos recursos computacionais ge8e ao armazenamento da Nuvem AWS, além de engajar os fãs no Twitch. Inicie projetos de jogos com o Lumberyard e invista o seu tempo criando uma ótima jogabilidade e promovendo comunidades de fãs, em vez de executando tarefas pesadas e genéricas, como a criação de um mecanismo de jogos e o gerenciamento da infraestrutura de servidores.

Mais adiante irei escrever sobre outras engines e explicarei as formas de pagamentos. Abs. 😉

 

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Mitos sobre “Gamification” e dicas práticas para melhorar o seu engajamento

imgb_post2Olá pessoal!
Voltando ao assunto sobre Gamification, ou Gamificação este post eu escrevi junto com o artigo para o site Marketing & Games e agora compartilho com vocês um pouco dessa minha experiência em Gamificação. Vamos lá!

Várias pessoas confundem os processos e os resultados para se aplicar algum processo gamificado a uma determinada empresa/equipe. Abaixo apresento alguns mitos sobre a gamificação baseados na em pesquisa feita pela Technology Advice:

  • O todo, o processo e o produto final é um jogo,;
  • É exclusiva para públicos jovens;
  • Exige um grande investimento de tempo e financeiro;
  • Deve ser utilizada apenas em negócios relacionados ao lazer;
  • É uma estratégia que só funciona por um período de tempo curto;
  • Não tem grande fundamentação e baixo retorno motivacional.Abaixo apresento algumas dicas práticas para engajar o seu público utilizando Gamification:

    1- Pontuação e Medalhas:

    Em uma empresa crie medalhas personalizadas de acordo com a identidade que a empresa possui  ou o assunto utilizado e entregue para os participantes do processo na medida em que eles  forem realizando suas tarefas.

    2- Fazer do momento de workshop  em um desafio interativo:

    Pode se dividir a plateia em equipes de acordo com o posicionamento das cadeiras do ambiente e faça alguma interação entre os participantes ou algo que exija deles a colaboração e interação.

    3- Utilizar as redes sociais com ações:

    Uma boa dica de ação que pode ser feita na gamificação é o desenvolvimento de campanhas utilizando as hashtags (#). Faça com que  a plateia compartilhe suas opiniões e dúvidas sobre o assunto abordado por meio das redes sociais definidas e responda a esses comentários e interações em tempo real.

    Deixo aqui um link para você poder ler todo este artigo lá no Portal Marketing & Games onde temos muitos artigos bons sobre a área e o mercado de jogos digitais.

Então, acesse, confira e compartilhe! Muito obrigado pela sua visita! Até a próxima!

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Marketing para Games

É como enorme prazer e gratidão que me junto a equipe portal brasileiro Marketing & Games. Um portal especializado no Mercado de Games, trazendo notícias e informações de um ponto de vista diferente! A partir de hoje estarei escrevendo artigos para o site e vocês poderão acompanhar tudo por aqui e no site que hoje conta com mais de 13 mil leitores/seguidores.
mK3O site e as mídias sociais do Marketing & Games tem por objetivo fazer diariamente um estudo contínuo sobre o mercado brasileiro de Games, abordando Estratégias de Marketing, Publicidade e Divulgação, Estudos de Caso, Lançamentos, Eventos, Feiras, Co-branding, Crowdfunding, Gamification, Merchandising, Tendências, entre outros.

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E no meu primeiro Artigo para o Portal Marketing & Games escrevi sobre a publicidade nos games e seus desafios! Confiram este artigo completo, acessando aqui! 😉

#JulianoCristianGameDesign #MarketingeGames

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2º Meetup Unreal Floripa

Voltando com mais um Meetup Unreal Floripa!
Iremos nos encontrar na Opens, um espaço de Coworking na Pedra Branca Cidade Criativa em Palhoça-SC.
Neste Meetup Unreal, abriremos com uma apresentação sobre os trabalhos que a Epic Games tem feito apoiando e divulgando os projetos de games que utilizam a sua engine.
Em seguida, teremos a Talk dos projetos de games do catálogo da Gamelyst com a engine Unreal.

bannerPara encerrar as talks com chave de ouro, teremos a palestra sobre:
Criando seu primeiro archiviz com Unreal Engine com o pessoal da Revit em Dia.
Após as Talks, teremos a apresentação de projetos da comunidade e um Coffee Break free com muito network.

Acesse a página oficial do Meetup Unreal Floripa aqui!

#UE #UE-BR #GameDevelopers #unrealfloripa

 

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Pokémon Go e seus $$ mudando o cenário dos Games.

Pokémon Go Brasil

O assunto tomou conta do mundo dos jogos online nas últimas semanas. Uma franquia de sucesso e antiga baseada em um anime do Japão que alcançou seu auge há +- 20 anos atrás fez as ações da empresa Nintendo escalarem 70% em uma semana, alcançando valor das cifras de US$ 26 bilhões. O responsável por isso tudo é o jogo Pokémon Go, game mobile de realidade aumentada desenvolvido para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.

Pokémon Go Mercado

Com previsão de ser lançado no Brasil em 31 de Julho o game já disponível em mais de 20 países, o jogo virou rapidamente uma febre ao colocar os personagens do desenho Pokémon para serem capturados pelas ruas das cidades usando as câmeras dos celulares.

O instituto de pesquisa de mercado NewZoo indicou em sua última pesquisa que o setor de games é um dos maiores e mais lucrativos do ramo do entretenimento, totalizando em 2015 um faturamento superior a US$ 91 bilhões em todo mundo. O Brasil é o 11º maior mercado no planeta, com a perspectiva de faturar cerca de US$ 1,43 bilhões este ano, um número modesto comparado ao dos líderes China e Estados Unidos, mas nem por isso desprezível, e com forte potencial de crescimento, especialmente em jogos mobile.

A semanas atrás, a Nintendo estava consolidada como a terceira maior empresa desenvolvedora do mercado dos games, e que não conseguia ser competitiva frente aos produtos  da Microsoft e da Sony. A empresa japonesa também vinha perdendo usuários e recentemente informou o fim da fabricação de seus produtos no Brasil.
pokego

Com o Pokémon Go, virou o jogo radicalmente aplicando uma tecnologia que já se existia a tempos: A realidade aumentada (R.A.). A fabricante Nintendo identificou e explorou com maestria um espaço exposto para todos, unindo funcionalidades comuns e criando uma experiência surpreendente com mapas e realidade aumentada.

Agora, graças ao uso inovador desta tecnologia aplicada ao game, milhares de pessoas, sejam crianças ou adultos ao redor do planeta  estão vidradas em seus smartphones.

Este game certamente irá impactar profundamente a indústria de jogos, especialmente nos jogos para celulares, e poderá causar um grande efeito em cascata que vai além do segmento do entretenimento. As campanhas publicitários ou de live marketing ficaram mais atraentes agora que já existe uma referência real, ou seja o setor de marketing tem muito a ganhar com o Pokémon Go. Mas isso é assunto para um outro post! 😉

Mas, uma coisa é certa, iremos jogar e muito!!

Obrigado pela visita! Até a próxima!

 

 

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A força da Unreal Engine 4 no mercado de Games

Olá! Este Post, traz informações sobre a Unreal Engine na criação de Games.
ue3O mercado de Jogos digitais tem crescido e a Unreal Engine, motor de desenvolvimento no qual  Juliano Cristian, CEO da Startup Game Developers SC e da GD Publisher, game design e criador do Meetup Unreal Floripa lhes traz mais detalhes sobre esta potente Engine para games, realidade virtual e arquitetura em 3d.ue4Recentemente a Epic Games confirmou que desde que começou a ser livre o uso da Unreal,  a comunidade Unreal tem tido um crescimento enorme , com mais de 2 milhões de desenvolvedores que usam em tempo real o estúdio do motor 3D . A notícia vem nos saltos de crescimento confirmando 1,5 milhões de desenvolvedores na comunidade UE4 em março no GDC, falando diretamente para o rápido crescimento do motor que tem visto nos últimos meses.

Unreal Engine

O impulso do motor esteve em plena exibição no mês passado como mais de 80 jogos Unreal Engine estavam presentes na E3 deste ano. A semana começou com o Xbox e PlayStation conferências de imprensa , com destaque para uma variedade de títulos Unreal, incluindo Gears of War 4 , Batman : Arkham VR , TEKKEN 7 , Sea of Thieves , Gone, Scalebound  e muitos outros títulos.

UE4

Desenvolvida pela Epic Games , a Unreal Engine traz experiências de alta fidelidade para PC , console, mobile , realidade virtual e da Web . A Unreal acelera a criação de jogos, aplicativos , visualizações e conteúdo cinematográfico.
Caso sua equipe tenha interesse em saber mais sobre a utilização da Unreal Engine no seu projeto, ou na sua instituição ou até parna Unreal, apresentação da mesma e até um bate papo entre em contato aqui comigo! 😉
Baixe a Unreal Engine gratuitamente no unrealengine.com e siga @UnrealEngine para acompanhar as atualizações.

Obrigado pela visita e até breve!

Fonte:
Informações obtidas e editadas com base no blog Oficial:
www.unrealengine.com/blog
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Mercado brasileiro de Jogos Indies – Parte 1

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No último final de semana, participei junto com o meu time da Game Developers SC da maior feira de Games do Sul do Brasil, estou falando da Gamercom. Pelo segundo ano estivemos presente como expositores Indies, oportunidade na qual lançamos o Beta do nosso novo Game o Matching Buudies e lançamos a nossa Publicadora para Games Independentes no qual irei expor  neste post o cenário atual baseado na nossa experiencia de mercado com produtores e estúdios independentes no Brasil.

Felizmente, a passos largos a produção de jogos no Brasil vem aumentando, nos últimos anos, a geração que cresceu jogando, agora está produzindo os seus próprios games para os que estão começando, o ciclo de renova. Porém, para os desenvolvedores e estúdios independentes existem algumas dificuldades além dos desafios de conseguir financiamento para o produto. Os impostos e as cargas tributárias cobradas para aquisição de licenças de software e compra de equipamentos são altos, sem falar dos altos encargos sociais referentes a pagamentos de salários. Acredito eu, como empreendedor que sou nessa indústria a 4 anos, que não devemos deixar nos abatermos por isso. O Brasil tem um enorme potencial para crescer no setor de Jogos Digitais, a estimativa é que hoje existem 40 milhões de brasileiros que jogam algum tipo de jogo digital, e mercado existe! Nesse momento, acredito que seja importante a criação de meios de apoiar desenvolvedores, que pode ser através de uma plataforma de Crowdfunding, investidores anjos, fundos de investimentos e outros, unindo as universidades, cursos técnicos e a indústria desenvolvedora de jogos digitais. As feiras e eventos para Gamers como a #Gamercom e os eventos que envolvam a cultura Anime e Games são ótimas oportunidades de promover estes produtos, isso sem falar nas Games Jans que são um ótimo caminho de aprendizado.
programadores_indiesO povo brasileiro sempre curtiu mais as coisas internacionais, e isso não acontece somente nos games mas também em outros setores, como música, moda, etc.Se você comparar os jogos produzidos independentemente você poderá notar que nossos jogos são tão bons quanto alguns gringos, por vezes melhores, comparando os que já ganharam prêmios,os profissionais brasileiros da indústria de Games muitas vezes são superiores em termos gráficos, jogabilidade, programação e outros fatores que deixam nossos games com uma vantagem sobre os demais.

A Game Developers SC, lançou recentemente a sua GD Publisher (Publicadora) para publicar, divulgar e apoiar os games independentes inserindo-os ao mercado.
GD PublisherSe você conhece alguém com algum jogo e que deseja divulgá-lo e torna-lo um produto
entre em contato com o e-mail contato@gdpublisher.com.br  ou contato@gamedeveloperssc.com.br que estaremos por lá para lhe ajudar! 😉

Obrigada pela visita ao meu blog e até breve.

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Gamificação e Games são a mesma coisa?

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Em algumas das minhas palestras junto a algumas instituições de ensino e trocando experiências com colegas de mercado, eu vi que eles tinham uma visão sobre o conceito de gamification, onde muitas pessoas confundem “Games” com  a  famosa Gamificação. Alguns achando que o processo de gamificar seria a mesma coisa que jogar ou então transformar algo em um jogo. Essa visão, possui sim um sentido, porém está um distante do real sentido desta metodologia e de sua aplicação prática real. Então esse post visa trazer-lhes um pouco mais de esclarecimentos, vamos lá:

Jogos/Games

“Um game/jogo é um sistema/software no qual as pessoas se engajam em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e lazer; e que gera um resultado quantificável ou seja, uma reação emocional”

Então olhando desta forma acredito que podemos entender que um game/jogo digital é um sistema fechado, desenvolvido por regras previamente definidas que consigam fazer o engajamento dos seus participantes através de elementos específicos e definidos.

Gamificação/Gamefication

Já a gamificação não é a arte de criar jogos, muito menos fazer a nossa vida virar um jogo. O que a gamificação faz é estudar os elementos que fazem dos games algo tão atrativos para nós e como inserí-los para as nossas atividades comuns do dia a dia tornando-as mais produtivas e é claro atrativas.

A gamificação sugere, motivar nas pessoas um maior interesse pelas suas tarefas profissionais e pessoais, inserindo os elementos que fazem dos jogos algo tão legal e motivador.

Elaborar propósito para as ações, estimular a criatividade e elevar o pensamento estratégico, criar feedbacks e ter a sua equipe engajada através de ações voluntárias das tarefas. Então amigo(a) é exatamente isto que a gamificação sugere, despertar nas pessoas um maior interesse pelas suas tarefas, aplicando os elementos que fazem dos games algo tão extraordinário e motivador empregando essas técnicas no seu ambiente seja educacional ou coorporativo.

Obrigado pela visita e até breve!

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