Gamification for business

Serious Games

Gamification é utilizar mecânica de games (pontos, premiações, badges, competições e tatus) em ambientes fora do contexto dos games (non-game applications) para estimular a participação e engajar pessoas. Ou seja, o objetivo aqui é transformar algo “chato” em algo mais atraente e divertido através dos elementos dos jogos.

Vale lembrar que Gamification, ou gameficação no bom português, não é o mesmo que advergames, social games ou um game online. Vamos pensar no Foursquare, rede social baseada na geolocalização, que estimula as pessoas a darem check-in nos lugares em troca de badges, podemos também usar o Aplicativo Waze como exemplo. Estes são exemplos mais simples de como usar técnicas de games pode engajar os usuários em torno de uma ação.
GamificaçãoO que quero mostrar aqui é que o conceito de gamification pode ser aplicado em tudo.

Desde ações de marketing e comunicação, até mesmo nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, finanças, entretenimento e e-commerce. Com as inúmeras possibilidade de interação que a internet e as redes sociais proporcionam, o gamification neste cenário fica ainda mais forte.

Então, mais do que nunca, o gamification está aí para atrair pessoas e engajá-las em torno de algo. Criar envolvimento e interação para deixar o dia a dia das pessoas mais divertido.

Sobre as técnicas? Falaremos mais adiante! Grande abraço e obrigado pela visita!  😉

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