A importância das game jams para o mercado de desenvolvimento de jogos.

A dias atrás tive a oportunidade de conferir e participar da Global Game Jam 2017, onde em cada um dos três dias, estive acompanhando as atividades em 3 cidades diferentes onde também realizei palestras em desenvolvimento com a Lumberyard Engine e Amazon Game Lift ambos da AWS, e com base em uma análise minuciosa que fiz ao perceber a dimensão das game jams, compartilho com vocês minhas considerações sobre a importância destas  no cenário desenvolvedor de games.

O Global Game Jam é o maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo, é gratuito e aberto para toda a sociedade e simultaneamente em mais de 70 países, inspirando vários desenvolvedores de todo o planeta a trazer incríveis criações à vida. Geralmente o Global Game Jam sempre ocorre no mês de Janeiro e o considero um excelente evento para você iniciar o ano participando, criando networks, aprendendo e produzindo seu jogo, ou melhor o seu protótipo nas 48 horas do evento. Sem dúvida é uma oportunidade ímpar na vida de quem já está no mercado e de quem está entrando, seja você estudante ou não.

Durante o resto do ano, várias outras  Game Jams e Play Testes são realizados pelas IGDAS, Studios desenvolvedores, Comunidades indies e até pelas instituições de ensino que oferecem formações na área de Jogos Digitais.

O fato de as game jams terem prazos pequenos de tempo e pouco investimento financeiro a cada projeto evita que os interessados se desanimem facilmente. As Game jams possuem grande valor profissional que ajuda os desenvolvedores a melhorarem suas tomadas de decisões, sua autoconfiança, e fomenta o trabalho em equipe.

Seja você um programador, design, ilustrador, modelador 3D, músico, roteirista, business, não importa a sua área, o importante é você somar forças com a sua expertise e assim contribuir com a criação de novos games para o publico que só aumente e que está cada vez mais exigente por bons jogos.  Obrigado pela leitura e até a próxima!

This entry was posted in empreender, Game Jams, Games, Jogos Digitais. Bookmark the permalink.