Gamificação e Games são a mesma coisa?

gm1

Em algumas das minhas palestras junto a algumas instituições de ensino e trocando experiências com colegas de mercado, eu vi que eles tinham uma visão sobre o conceito de gamification, onde muitas pessoas confundem “Games” com  a  famosa Gamificação. Alguns achando que o processo de gamificar seria a mesma coisa que jogar ou então transformar algo em um jogo. Essa visão, possui sim um sentido, porém está um distante do real sentido desta metodologia e de sua aplicação prática real. Então esse post visa trazer-lhes um pouco mais de esclarecimentos, vamos lá:

Jogos/Games

“Um game/jogo é um sistema/software no qual as pessoas se engajam em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e lazer; e que gera um resultado quantificável ou seja, uma reação emocional”

Então olhando desta forma acredito que podemos entender que um game/jogo digital é um sistema fechado, desenvolvido por regras previamente definidas que consigam fazer o engajamento dos seus participantes através de elementos específicos e definidos.

Gamificação/Gamefication

Já a gamificação não é a arte de criar jogos, muito menos fazer a nossa vida virar um jogo. O que a gamificação faz é estudar os elementos que fazem dos games algo tão atrativos para nós e como inserí-los para as nossas atividades comuns do dia a dia tornando-as mais produtivas e é claro atrativas.

A gamificação sugere, motivar nas pessoas um maior interesse pelas suas tarefas profissionais e pessoais, inserindo os elementos que fazem dos jogos algo tão legal e motivador.

Elaborar propósito para as ações, estimular a criatividade e elevar o pensamento estratégico, criar feedbacks e ter a sua equipe engajada através de ações voluntárias das tarefas. Então amigo(a) é exatamente isto que a gamificação sugere, despertar nas pessoas um maior interesse pelas suas tarefas, aplicando os elementos que fazem dos games algo tão extraordinário e motivador empregando essas técnicas no seu ambiente seja educacional ou coorporativo.

Obrigado pela visita e até breve!

This entry was posted in empreender, Games, Gamification, Jogos Digitais, Startups, TI e Game Design. Bookmark the permalink.