Mercado brasileiro de Jogos Indies – Parte 1

indie
No último final de semana, participei junto com o meu time da Game Developers SC da maior feira de Games do Sul do Brasil, estou falando da Gamercom. Pelo segundo ano estivemos presente como expositores Indies, oportunidade na qual lançamos o Beta do nosso novo Game o Matching Buudies e lançamos a nossa Publicadora para Games Independentes no qual irei expor  neste post o cenário atual baseado na nossa experiencia de mercado com produtores e estúdios independentes no Brasil.

Felizmente, a passos largos a produção de jogos no Brasil vem aumentando, nos últimos anos, a geração que cresceu jogando, agora está produzindo os seus próprios games para os que estão começando, o ciclo de renova. Porém, para os desenvolvedores e estúdios independentes existem algumas dificuldades além dos desafios de conseguir financiamento para o produto. Os impostos e as cargas tributárias cobradas para aquisição de licenças de software e compra de equipamentos são altos, sem falar dos altos encargos sociais referentes a pagamentos de salários. Acredito eu, como empreendedor que sou nessa indústria a 4 anos, que não devemos deixar nos abatermos por isso. O Brasil tem um enorme potencial para crescer no setor de Jogos Digitais, a estimativa é que hoje existem 40 milhões de brasileiros que jogam algum tipo de jogo digital, e mercado existe! Nesse momento, acredito que seja importante a criação de meios de apoiar desenvolvedores, que pode ser através de uma plataforma de Crowdfunding, investidores anjos, fundos de investimentos e outros, unindo as universidades, cursos técnicos e a indústria desenvolvedora de jogos digitais. As feiras e eventos para Gamers como a #Gamercom e os eventos que envolvam a cultura Anime e Games são ótimas oportunidades de promover estes produtos, isso sem falar nas Games Jans que são um ótimo caminho de aprendizado.
programadores_indiesO povo brasileiro sempre curtiu mais as coisas internacionais, e isso não acontece somente nos games mas também em outros setores, como música, moda, etc.Se você comparar os jogos produzidos independentemente você poderá notar que nossos jogos são tão bons quanto alguns gringos, por vezes melhores, comparando os que já ganharam prêmios,os profissionais brasileiros da indústria de Games muitas vezes são superiores em termos gráficos, jogabilidade, programação e outros fatores que deixam nossos games com uma vantagem sobre os demais.

A Game Developers SC, lançou recentemente a sua GD Publisher (Publicadora) para publicar, divulgar e apoiar os games independentes inserindo-os ao mercado.
GD PublisherSe você conhece alguém com algum jogo e que deseja divulgá-lo e torna-lo um produto
entre em contato com o e-mail contato@gdpublisher.com.br  ou contato@gamedeveloperssc.com.br que estaremos por lá para lhe ajudar! 😉

Obrigada pela visita ao meu blog e até breve.

This entry was posted in Apps, DevOps, empreender, Games, Gamification, IOT, Jogos Digitais, Startups, TI e Game Design. Bookmark the permalink.