Olá pessoal!
Voltando ao assunto sobre Gamification, ou Gamificação este post eu escrevi junto com o artigo para o site Marketing & Games e agora compartilho com vocês um pouco dessa minha experiência em Gamificação. Vamos lá!
Várias pessoas confundem os processos e os resultados para se aplicar algum processo gamificado a uma determinada empresa/equipe. Abaixo apresento alguns mitos sobre a gamificação baseados na em pesquisa feita pela Technology Advice:
- O todo, o processo e o produto final é um jogo,;
- É exclusiva para públicos jovens;
- Exige um grande investimento de tempo e financeiro;
- Deve ser utilizada apenas em negócios relacionados ao lazer;
- É uma estratégia que só funciona por um período de tempo curto;
- Não tem grande fundamentação e baixo retorno motivacional.Abaixo apresento algumas dicas práticas para engajar o seu público utilizando Gamification:
1- Pontuação e Medalhas:
Em uma empresa crie medalhas personalizadas de acordo com a identidade que a empresa possui ou o assunto utilizado e entregue para os participantes do processo na medida em que eles forem realizando suas tarefas.
2- Fazer do momento de workshop em um desafio interativo:
Pode se dividir a plateia em equipes de acordo com o posicionamento das cadeiras do ambiente e faça alguma interação entre os participantes ou algo que exija deles a colaboração e interação.
3- Utilizar as redes sociais com ações:
Uma boa dica de ação que pode ser feita na gamificação é o desenvolvimento de campanhas utilizando as hashtags (#). Faça com que a plateia compartilhe suas opiniões e dúvidas sobre o assunto abordado por meio das redes sociais definidas e responda a esses comentários e interações em tempo real.
Deixo aqui um link para você poder ler todo este artigo lá no Portal Marketing & Games onde temos muitos artigos bons sobre a área e o mercado de jogos digitais.
Então, acesse, confira e compartilhe! Muito obrigado pela sua visita! Até a próxima!