Mitos sobre “Gamification” e dicas práticas para melhorar o seu engajamento

imgb_post2Olá pessoal!
Voltando ao assunto sobre Gamification, ou Gamificação este post eu escrevi junto com o artigo para o site Marketing & Games e agora compartilho com vocês um pouco dessa minha experiência em Gamificação. Vamos lá!

Várias pessoas confundem os processos e os resultados para se aplicar algum processo gamificado a uma determinada empresa/equipe. Abaixo apresento alguns mitos sobre a gamificação baseados na em pesquisa feita pela Technology Advice:

  • O todo, o processo e o produto final é um jogo,;
  • É exclusiva para públicos jovens;
  • Exige um grande investimento de tempo e financeiro;
  • Deve ser utilizada apenas em negócios relacionados ao lazer;
  • É uma estratégia que só funciona por um período de tempo curto;
  • Não tem grande fundamentação e baixo retorno motivacional.Abaixo apresento algumas dicas práticas para engajar o seu público utilizando Gamification:

    1- Pontuação e Medalhas:

    Em uma empresa crie medalhas personalizadas de acordo com a identidade que a empresa possui  ou o assunto utilizado e entregue para os participantes do processo na medida em que eles  forem realizando suas tarefas.

    2- Fazer do momento de workshop  em um desafio interativo:

    Pode se dividir a plateia em equipes de acordo com o posicionamento das cadeiras do ambiente e faça alguma interação entre os participantes ou algo que exija deles a colaboração e interação.

    3- Utilizar as redes sociais com ações:

    Uma boa dica de ação que pode ser feita na gamificação é o desenvolvimento de campanhas utilizando as hashtags (#). Faça com que  a plateia compartilhe suas opiniões e dúvidas sobre o assunto abordado por meio das redes sociais definidas e responda a esses comentários e interações em tempo real.

    Deixo aqui um link para você poder ler todo este artigo lá no Portal Marketing & Games onde temos muitos artigos bons sobre a área e o mercado de jogos digitais.

Então, acesse, confira e compartilhe! Muito obrigado pela sua visita! Até a próxima!

This entry was posted in empreender, Games, Gamificação, Gamification, Jogos Digitais, Startups, TI e Game Design. Bookmark the permalink.
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://julianocristian.com.br/blog/2016/08/18/mitos-gamification-dicas-praticas-melhorar-engajamento
YouTube
LinkedIn